projeto de loja

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5 chaves para vender mais e fidelizar seu cliente

+ dica bônus

Um projeto de loja de sucesso precisa entregar resultados e, por isso, deve ir muito além de um espaço bonito. Ele também necessita promover experiências, ser inteligente e estratégico. Complicado? Sintetizamos a Arquitetura de Varejo em 5 pontos-chave para sua loja potencializar as vendas e conquistar seu consumidor.

arquitetura + marketing estratégico

Diferentemente de um projeto de arquitetura comum, o projeto de loja precisa de resultados em vendas e, portanto, deve ser integrado ao Marketing. O que isso significa? Que no design de loja não deve ser pensado por acaso ou feito em cima de gostos pessoais, ele deve ser inteligente e estratégico, expressar a marca e estar alinhado aos objetivos traçados para o negócio. Pensar de forma integrada garante um projeto coerente e coeso, que é fundamental na manutenção de uma relação duradoura com o consumidor, que dará sustentabilidade ao negócio com resultados não só a curto prazo, como a longo prazo também.

projeto de loja + mix de produtos

Os produtos precisam estar bem expostos, visíveis e serem encontrados de modo intuitivo. Para isso, devemos estudar e fazer uma análise crítica da composição e categorização do mix de produtos. Entender a importância financeira e estratégica de cada categoria. Desenvolver expositores de qualidade, adequados aos produtos e que valorizem o Visual Merchandising. Por fim, mapear as áreas quentes, frias e os principais fluxos da loja para organizar a exposição, levando em conta a relevância e o tamanho das categorias para criar um zoneamento vencedor.

arquitetura de loja que cria experiências

A compra online motivou a reinvenção do projeto de loja. Promover experiências passou a ser prioridade, pois elas só podem ser plenamente vividas no mundo físico. As mais importantes são também as mais básicas, mas muitas vezes negligenciadas: O contato com o produto bem exposto e sua experimentação. Eventos, espaços de convivência, personalização e a fusão de canais (Omnichanel) são exemplos de experiências que tornam a loja muito mais especial e marcante. As experiências agregam valor à marca, conversam com o consumidor e são fundamentais no varejo físico contemporâneo.

projeto de loja inteligente

Minha loja é funcional e facilita a operação? Ela é uma aliada do meu atendimento? Otimiza minha exposição para vender mais? É flexível para ajustes e as sazonalidades do ano? Tem um conceito replicável, otimizado em custos e com design modular? Possui meios de se integrar ao meu varejo online? Aplica novas tecnologias que facilitam o processo de compra? Essas são algumas perguntas que o projeto de loja precisa responder. Ele não se resume a planejar um espaço físico. É fundamental agregar inteligência estratégica, criatividade e inovação para potencializar resultados e conduzir o negócio ao sucesso.

design de loja atrativo

Um projeto belo é muitas vezes a primeira coisa que pensamos quando buscamos um arquiteto. De fato, o aspecto estético é muito importante e tem grande protagonismo na arquitetura de varejo. A composição das formas, volumes, cores e texturas são fundamentais para criar um espaço belo. Porém, a beleza é relativa e o que é atraente para uns, pode não ser para outros. Como acertar? O segredo está em conhecer bem o seu consumidor, pois a loja que fala a sua linguagem e traduz seu estilo de vida gera identificação, empatia e, portanto, é atraente para ele.

+ dica bônus

Antes de começar a pensar o layout da loja é muito importante você ter o trabalho de marca consolidado. É no branding que se desenvolve as diretrizes estéticas (logo, cores, regras, tipografia...) e as estratégicas da marca (missão, visão, valores, posicionamento, público consumidor...). Também é fundamental, para o projeto de loja, contratar um profissional ou empresa que não seja generalista, mas sim especialista em Arquitetura de Varejo.

Espero ter contribuído para você entender melhor a Arquitetura de Varejo e como ela é importante no êxito do seu negócio. Está formatando um novo negócio? Repensando seu varejo atual? Se precisar, conte comigo e com a equipe da ARKT.

André Abrão

Diretor e Fundador da ARKT Varejo