Projeto de loja: 5 pontos-chave

Um projeto de loja de sucesso precisa entregar resultados e, por isso, deve ir muito além de um espaço bonito. Ele também necessita promover experiências, ser inteligente e estratégico. Complicado? Sintetizamos a Arquitetura de Varejo em 5 pontos-chave para sua loja potencializar as vendas e conquistar seu consumidor.

1. Arquitetura de Varejo + Marketing Estratégico

Apple Store  - Nova York
Apple Store – Nova York: Uma loja ou uma ação de marketing?

Diferentemente de um projeto de arquitetura comum, o projeto de loja precisa entregar resultados em vendas e, portanto, deve ser integrado ao Marketing. O que isso significa? Que no design de loja não deve ser pensado por acaso ou feito em cima de gostos pessoais, ele deve ser estratégico, feito para agradar ao consumidor, expressar a marca e estar alinhado aos objetivos traçados para o negócio. Pensar de forma integrada garante um projeto coerente e coeso, fundamental na potencialização das vendas e na manutenção de uma relação duradoura com o consumidor, que dará sustentabilidade ao negócio com resultados não só a curto prazo, como a longo prazo também.

2. Visual Merchandising

Pensar o visual merchandising é fundamental para o êxito da loja. A exposição precisa ser atrativa, com produtos bem visíveis e que possam ser encontrados de modo intuitivo. Para isso, devemos estudar e fazer uma análise da composição e categorização do mix de produtos. Entender a importância financeira e estratégica das categorias. Mapear as áreas quentes, frias e os principais fluxos da loja para setorizar a exposição, levando-se em conta as características, a relevância e o volume de cada categoria. Por fim, deve-se desenvolver expositores adequados e planejar os pontos inspiracionais da loja, como vitrines e pontos de valorização, grandes aliados no aumento das vendas, pois facilitam o cross merchandising, que eleva o ticket médio, tornam o processo de compra mais emocional e têm a capacidade de atrair consumidores.

Zara - Barcelona: Mix de Produtos como Protagonista.
Zara – Barcelona: Mix de Produtos como Protagonista.

3. Arquitetura de Loja que cria Experiências

Lululemon - Londres
Lululemon – Londres: Vende produtos ou saúde?

A compra online motivou a reinvenção do projeto. Promover experiências passou a ser prioridade, pois elas só podem ser plenamente vividas no mundo físico. As mais importantes são também as mais básicas, mas muitas vezes negligenciadas: O contato com o produto bem exposto e sua experimentação. Eventos, espaços de convivência, personalização e a fusão de canais (Omnichanel) são exemplos de experiências que tornam a loja muito mais especial e marcante. As experiências agregam um valor único à marca e aos produtos, fidelizam e conversam com o consumidor e são fundamentais para que o varejo não dependa apenas da complicada guerra de preços.

4. Projeto de Loja Inteligente

Minha loja é funcional e facilita a operação? Ela é uma aliada do meu atendimento? Otimiza minha exposição para vender mais? É flexível para ajustes e as sazonalidades do ano? Tem um conceito replicável, otimizado em custos e com design modular? Possui meios de se integrar ao meu varejo online? Aplica novas tecnologias que facilitam o processo de compra? Essas são algumas perguntas que o projeto de loja precisa responder. Ele não se resume a planejar um espaço físico. É fundamental agregar inteligência estratégica, criatividade e inovação para potencializar resultados e conduzir o negócio ao sucesso.

Projeto de loja inovador - Amazon Go
Amazon Go – Seattle: Tecnologia + Projeto de Loja inovador.

5. Design de Loja Atrativo

Urban Outfitters - Milão
Urban Outfitters – Milão: É uma loja atrativa pra você?

Um projeto atrativo é muitas vezes a primeira coisa que pensamos quando buscamos um arquiteto. De fato, este aspecto é muito importante e tem grande protagonismo na arquitetura de varejo. A decoração e a composição das formas, volumes, cores e texturas são muito importantes. Porém, o que é atraente para uns, pode não ser para outros. Como acertar? O segredo está em conhecer bem o seu consumidor, seu estilo de vida, gostos e formas de expressão. A loja que gera identificação e dialoga com seu consumidor é, com certeza, atraente.

Dica Bônus

Antes de começar a pensar sua loja, é essencial você ter desenvolvido um solido trabalho de marca. É no branding que se são estudados e definidos os aspectos estratégicos (missão, visão, valores, posicionamento, público consumidor…) e visuais da marca (logo, cores, regras, tipografia…). O trabalho de marca dará as principais diretrizes do projeto. Também é importante, dada as especificidades do projeto de loja, contratar um profissional ou empresa que não seja generalista, mas sim especialista em arquitetura de varejo.